Música
Dados Gerais
Capital: Bagdá
Língua Oficial: Árabe e Curdo
Área: 438,317 km²
População: 27.783.383 hab.
Moeda: Dinar Iraquiano
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Consequências da Invasão dos Estados Unidos
21:57 |
Postado por
Mateus |
Editar postagem
Durante sete anos o Iraque conviveu com tropas americanas instaladas em seu território cercando seus habitantes de pavor e insegurança.
Esta guerra teria segundo dados oficiais do governo norte americano e de organizações internacionais, 100.000 pessoas mortas de origem iraquiana e 4.400 soldados americanos. Aproximadamente 4.000.000 de iraquianos foram deslocados e 2.000.000 teriam deixado o país.
Em vez de democracia e liberdade, George W. Bush e seus aliados levaram para o povo Iraquiano, mais mortes, o país não conseguiu progredir economicamente, além disso, surgiram confrontos internos que atingiram o país.
Após o fim da guerra em 18 de agosto de 2010, ocorreu a retirada de grande parte dos soldados americanos em 31 de agosto de 2010. Os Estados Unidos, durante os anos de guerra, conseguiu alcançar grande parte de seus objetivos, o controle do petróleo do país, já que o Iraque possui a segunda maior reserva de petróleo do mundo, e ter controle significa ter a posse de uma matéria-prima muito desejada e que se ela acabar pode ocorrer uma grande crise mundial, a expansão do poder estadunidense na região e o estabelecimento de mais bases militares no Oriente Médio.
O governo, instalado pelos Estados Unidos, sofreu rejeição popular, o povo iraquiano não tem acesso a infra-estrutura básica e políticas públicas, segundo dados das nações Unidas, 80% da água Iraquiana não é tratada e somente um quarto das estão ligadas a uma rede de Esgoto pública. Num país onde 50% da população são menores de 19 anos. O Iraque possui a segunda maior taxa de mortalidade entre os países da região e muitos iraquianos jovens nunca foram para a escola. Estima-se que um quarto da população vive em completa pobreza.
O Iraque tornou-se um país onde sua população não tem o mínimo de recursos e seu governo já não tem nem mesmo condições de atuar por conta própria.
Marcadores:
Consequências da Invasão dos E.U.A
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário